A convite da Prefeitura da Ilha Comprida, as
professoras Maria Beatriz Dal Pont , que dirigiu a Escola de Gastronomia da
Universidade de Caxias do Sul (RS), e Paola Giusti Tedesch, da Italian Culinary
Institute For Foreigners (ICIF) estiveram na Ilha Comprida na terça-feira 26/11
para proferir palestra sobre hospitalidade dirigida aos empreendedores,
proprietários de meios de hospedagem e estudantes da área. Maria Beatriz e
Paola também anunciaram a parceria com a Prefeitura da Ilha para a realização
de cursos de gastronomia na cidade.
De acordo com a administração, a Ilha deu seu primeiro
passo para a instalação de uma escola de gastronomia na cidade, uma ação
considerada de forte impacto no turismo. A palestra, realizada no auditório da
escola Meu recanto, contou com apresentação das duas escolas de gastronomia do
ICIF no Brasil : na cidade de Flores da Cunha (RS) e em São Paulo, no Instituto
Paula Souza.
Ambas, impressionaram o publico pela grandiosidade e
organização de suas instalações: “Uma escola bem feita é um patrimônio para a
vida. Todos os nossos alunos ou têm restaurantes ou são chefs muito apreciados.
Nossas escolas são todas muito bem avaliadas no mercado”, disse Paola. Criado
na Itália, em 1991, o ICIF – entidade sem fins lucrativos – está presente em 36
países. Sua meta é formar chefs de cozinha de prestígio internacional .
Para Paola, são concretas as possibilidades de ser
instalada uma unidade na Ilha. ”Viemos conhecer a cidade. Entendemos que uma
escola de gastronomia é muito importante para qualificar todo o pessoal de
restaurantes e meios de hospedagem”, afirmou. Enquanto são acertados os
detalhes da escola, há a proposta de serem realizados cursos de gastronomia
pontuais, de acordo com a necessidade do setor.
Em sua palestra, a professora Maria Beatriz abordou a
importância da hospitalidade em uma cidade turística. “Hospitalidade é a arte
de receber, servir e acolher. Por isso, precisa ser um serviço tecnicamente
estruturado, padronizado e eficiente.”, explicou. De acordo com ela, é essa
experiência que vai determinar o sucesso da cidade: “Se o turista gosta, ele
volta e recomenda para mais pessoas. Se ele não gosta, ele não volta, não
recomenda e ainda fala negativamente para mais pessoas”, afirmou.
De acordo com ela, a hospitalidade está ligada aos três
pilares da arte de bem receber: Hotelaria, Gastronomia e Turismo: ”São setores
independentes, mas mantém uma relação forte entre eles. Um não sobrevive sem o
outro”, afirmou. Para ela, é fundamental o profissionalismo em todas as áreas.
“Quando dizemos arte de servir nos referimos a arte de ter prazer em fazer bem
feito, em fazer com que o outro receba bem nossa hospedagem, nosso artesanato.
Esse perfil faz toda a diferença porque as pessoas sentem e sabem quando são
bem acolhidas”.
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