terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Hospitalidade e escola de gastronomia foram temas de palestra na Ilha Comprida

 

A convite da Prefeitura da Ilha Comprida, as professoras Maria Beatriz Dal Pont , que dirigiu a Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (RS), e Paola Giusti Tedesch, da Italian Culinary Institute For Foreigners (ICIF) estiveram na Ilha Comprida na terça-feira 26/11 para proferir palestra sobre hospitalidade dirigida aos empreendedores, proprietários de meios de hospedagem e estudantes da área. Maria Beatriz e Paola também anunciaram a parceria com a Prefeitura da Ilha para a realização de cursos de gastronomia na cidade.

De acordo com a administração, a Ilha deu seu primeiro passo para a instalação de uma escola de gastronomia na cidade, uma ação considerada de forte impacto no turismo. A palestra, realizada no auditório da escola Meu recanto, contou com apresentação das duas escolas de gastronomia do ICIF no Brasil : na cidade de Flores da Cunha (RS) e em São Paulo, no Instituto Paula Souza.

Ambas, impressionaram o publico pela grandiosidade e organização de suas instalações: “Uma escola bem feita é um patrimônio para a vida. Todos os nossos alunos ou têm restaurantes ou são chefs muito apreciados. Nossas escolas são todas muito bem avaliadas no mercado”, disse Paola. Criado na Itália, em 1991, o ICIF – entidade sem fins lucrativos – está presente em 36 países. Sua meta é formar chefs de cozinha de prestígio internacional .
Para Paola, são concretas as possibilidades de ser instalada uma unidade na Ilha. ”Viemos conhecer a cidade. Entendemos que uma escola de gastronomia é muito importante para qualificar todo o pessoal de restaurantes e meios de hospedagem”, afirmou. Enquanto são acertados os detalhes da escola, há a proposta de serem realizados cursos de gastronomia pontuais, de acordo com a necessidade do setor.

Em sua palestra, a professora Maria Beatriz abordou a importância da hospitalidade em uma cidade turística. “Hospitalidade é a arte de receber, servir e acolher. Por isso, precisa ser um serviço tecnicamente estruturado, padronizado e eficiente.”, explicou. De acordo com ela, é essa experiência que vai determinar o sucesso da cidade: “Se o turista gosta, ele volta e recomenda para mais pessoas. Se ele não gosta, ele não volta, não recomenda e ainda fala negativamente para mais pessoas”, afirmou.


De acordo com ela, a hospitalidade está ligada aos três pilares da arte de bem receber: Hotelaria, Gastronomia e Turismo: ”São setores independentes, mas mantém uma relação forte entre eles. Um não sobrevive sem o outro”, afirmou. Para ela, é fundamental o profissionalismo em todas as áreas. “Quando dizemos arte de servir nos referimos a arte de ter prazer em fazer bem feito, em fazer com que o outro receba bem nossa hospedagem, nosso artesanato. Esse perfil faz toda a diferença porque as pessoas sentem e sabem quando são bem acolhidas”.

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