quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Viva o Saci, mascote do povo na Copa do Mundo de 2014!


Viva o Saci, mascote do povo na Copa do Mundo de 2014!

POR MOUZAR BENEDITO*

Parece óbvia a pergunta, a Fifa, todos sabemos, já escolheu o tatu-bola que, coitado, recebeu um nome pra lá de infeliz, Fuleco. Ele está escolhido e pronto, não é?

Não, não é. O Fuleco é mascote da Fifa. Não vi até hoje o coitado ser tratado como mascote pelo povo. E o povo tem razão: não fomos nós que o escolhemos. Seus aparecimentos nos gramados são burocráticos e sem graça, sem aplausos, sem ganhar a simpatia de ninguém.
O Fuleco é mascote dos bastidores, da manipulação de grana, dos burocratas.

        Saci, o mascote do povo

Tenho ouvido muita gente declarando apoio ao Saci para ser mascote. Mas mascote do povo, não da Fifa.
Deixemos que o Fuleco compareça aos estádios junto com estrangeiros e com brasileiros que têm grana pra ir lá. Nos bares, em casa, nas reuniões de amigos para assistir aos jogos, o Saci há de ser o escolhido e comemorado.
Nós o havíamos indicado, com um monte de justificativas. Relembro algumas:

- Ele é de origem indígena, tornou-se negro e “ganhou” o gorrinho mágico presente em muitos mitos europeus, então é uma espécie de síntese da formação do povo brasileiro, que é uma mistura desses três grandes povos, além dos orientais que vieram pra cá quando a figura do Saci já estava pronta.

- Ele é negro, como a maioria dos nossos jogadores de futebol, e essa negritude, num país que não superou o racismo, é importante como símbolo de uma luta por igualdade. É também perneta, o que representa outra bandeira de luta nestes tempos que se fala tanto de inclusão. Além disso, é pobre, não tem nem roupa, e mora no mato. Com três motivos para ser “infeliz”, ele é gozador, brincalhão, “aprontador”, divertido. Enfim, um brasileiro autêntico, dos bons.

- Ele é um ser libertário. Uma das lendas sobre a perda de uma das pernas do Saci é que, quando se tornou negro, ele foi escravizado por um fazendeiro e era mantido à noite, na senzala, preso a um tronco por uma perna, com grilhões. Uma noite, ele cortou a perna presa e fugiu: preferia ser um perneta livre do que um escravo de duas pernas.

- Hoje em dia fala-se tanto em ecologia, proteção e recuperação do meio ambiente... E aí está o Saci de novo, como protetor da floresta.

- Ele é popular, conhecido de todos os brasileiros, e existem desenhos dele feitos por um montão de gente, e até as crianças o desenham e se divertem com ele. Aí está um motivo para ele não ser o escolhido da Fifa: não dá lucro aos mercenários do esporte. Inventaram uma mascote (nada contra o tatu-bola) e registraram três nomes como marcas pertencentes à Fifa, para depois anunciar a escolha e por os três nomes em votação pela internet, os três horrorosos. Nem ao menos tiveram a dignidade de deixá-lo com seu próprio nome, tatu-bola. Virou Fuleco.

- O Saci faz parte da nossa cultura popular e, se fosse “eleito”, seria assumido pela população, ao contrário do tal Fuleco, pra quem todo mundo torce o nariz.

Então, repito, vamos torcer para que se realize no Brasil uma bela Copa do Mundo, apesar da submissão do país à Fifa, e que a seleção brasileira jogue bonito e vença. Mas protestando contra a corrupção, contra os desmandos da Fifa, contra a mercantilização do esporte e contra tudo de ruim, todas as tramoias que tentam nos enfiar goela abaixo. E festejando o que tem de bom: a alegria do futebol bem jogado e bonito, a nossa riquíssima cultura, o nosso jeito de ser e viver.

Que a Fifa reine em outras plagas. Aqui é o Saci!
O Fuleco estará nos estádios superfaturados da Copa? Pois bem, nas ruas, nas praças que queremos que continuem sendo do povo, festejaremos com o Saci. Que cada um o desenhe, pinte, faça escultura dele com sua arte e sua criatividade, não tem que ser “um” Saci oficial, imposto. Muitos cartunistas devem oferecer criações bem-humoradas do Saci Mascote, para serem usadas por quem quiser. Mas quem não quiser nenhuma delas pode desenhar, pintar ou esculpir seu próprio Saci, o Saci do seu grupo, da sua turma.

Os Sacis são democráticos. Ninguém vai pagar royalties em nome dele.
Enfim, viva o Saci, mascote do povo na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Não nos submeteremos a nenhum império. Que a Fifa vá reinar em outras plagas!


*Mouzar Benedito, mineiro de Nova Resende, é geógrafo, jornalista e também sócio fundador da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci).

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BOLSA FAMÍLIA: REALIDADE E FALÁCIAS



NOTÍCIA: “Lançado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 20 de outubro de 2003, o Bolsa Família que beneficia famílias com renda mensal de até R$ 140 por pessoa – completa dez anos como o principal programa de seguridade social do País. De acordo com os dados do governo federal, o Bolsa Família contempla 13,8 milhões de pessoas, e já tirou 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema”.

Vamos por parte: em primeiro lugar, é bom refrescar a memória:  

Bolsa Escola é um programa brasileiro de transferência de renda com condicionalidades. Foi idealizado originalmente em proposta realizada por Cristovam Buarque enquanto reitor e professor da UnB no ano de 1986, cujo objetivo era pagar uma bolsa às famílias de jovens e crianças de baixa renda como estímulo para que essas frequentassem a escola regularmente.

Foi implantado em janeiro de 1995 em Campinas, seguindo a própria proposta de Cristovam Buarque 1, durante o governo do prefeito José Roberto Magalhães Teixeira / PSDB. Posteriormente, com um diferença de apenas 5 dias, foi implantado em Brasília pelo Governo do Distrito Federal, então chefiado por Cristóvão Buarque / PT. A lei de Campinas foi aprovada na Câmara Municipal em 6 de janeiro de 1995 e regulamentada em 18 de abril, quando os primeiros benefícios começaram a ser pagos. Já em Brasília, o decreto foi assinado em 11 de janeiro de 1995 e os primeiros benefícios começaram a ser pagos em maio. Finalmente, o Bolsa Escola federal foi implementado em 2001 pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. Chegou a beneficiar mais de 5 milhões de famílias em todo o Brasil quando, em 2003, foi incorporado ao Programa Bolsa Família pelo presidente Lula.

COMENTÁRIO

Está claro que a “incorporação” do programa bolsa escola, um modo de dizer “mudança de nome”, ou reinvenção de alguma coisa, como se fosse original, foi importante. Agora, dizer que já “tirou 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema” é uma afirmação que merece reticências. Se “tirou” da pobreza extrema, porque elas continuam a receber a bolsa? Quando se diz que a pessoa saiu da miséria, das duas uma: ou ela recebeu uma herança ou arranjou um emprego. Se continua a receber uma ajuda do governo é porque ainda continua na pobreza.

O que a notícia não diz é que a continuidade do programa de ajuda à pobreza foi um belo ardil do Governo Lula para ganhar eleições. Não que ajudar aos pobres seja um mau passo, mas ajudá-lo parcialmente, sem fazer o necessário para tirá-lo dessa dependência, é apenas uma maneira de manter uma clientela cativa para a manutenção do poder. Em toda eleição, os petistas ameaçam os pobres com a calúnia de que os “inimigos” vão acabar com o programa da bolsa-família. Isso ocorre em nível federal, estadual e municipal.


Mas há outros problemas pouco comentados a respeito. Muitos beneficiários da Bolsa, quando arranjam emprego, não querem ser registrados, para não perder a “boquinha”. Em segundo lugar, não há sequer uma forma de controlar, quem precisa e quem não precisa da bolsa. É tudo uma questão de contar com um bom padrinho, em nível municipal, para garantir a continuidade do recebimento. De todo modo, parece que não existe, por parte do governo federal, qualquer atitude positiva para acabar com a miséria, pois toda ênfase é dada no sentido de manter sua clientela eleitoral. 

Crônica, publicada no jornal Tribuna de Iguape (06/2012)



                       O CRU E O COZIDO

       Num tempo remoto, um descuidado homo sapiens deixou cair uma coxa de javali na fogueira em que se aquecia. Com muitos mogangos, salvou o petisco, mas queimou os dedos, e não poupou as pragas da época. Mas, então, percebeu que a coxa do javali recuperada não era a mesma de antes, que ele tinha conquistado a duras penas, na disputa com seus parceiros. Meio escurecida, fumarenta, com um forte e estranho cheiro, num primeiro momento, o Brucutu achou que tinha perdido seu almoço. Entretanto, a fome falou mais alto e, enfrentando o próprio nojo, o desconfiado e primitivo homo sapiens deu umas dentadas na carne quente.
        Foi um momento glorioso em sua vida: naquela dentada, esse antepassado esfomeado e sortudo antecipou a mesma sensação de encanto de um comensal do melhor restaurante de São Paulo, Paris ou Nova York de nossos dias. A carne assada, descoberta por acidente, depois de milênios de sangrentos banquetes, foi o ponto de partida para uma nova era da humanidade. E aquilo que para o “macaco pelado” ancestral foi uma satisfação pessoal, se transformaria numa instituição humana, válida para o resto da Pré-História e História. Logo as fogueiras se multiplicaram pela floresta, não mais só para combater os frios das madrugadas, mas para melhorar o gostinho das carnes de javalis, codornas, raposas e coelhos, passando mais tarde para os cozidos de plantas variadas.
         Aquela descoberta casual, mas decisiva, na evolução social da humanidade, evoluiu de tal maneira que comer deixou de ser apenas a satisfação de uma necessidade vital, e passou a ser um pretexto para festas, assim como estas viraram um pretexto para comilanças, chegando, com o tempo às bacanais mediterrâneas, ao ponto em que a palavra “comer”, de tão valorizada, por um desses malabarismos mentais da semântica, ampliou seu sentido e passou a designar coisas até censuradas em muitos ambientes sociais! Mas essa já é outra história, que talvez possamos abordar numa época oportuna ou, preferivelmente, deixaremos para outro cronista....

         O que eu queria dizer, enfim, é que os antropólogos descobriram que a grande vantagem dos seres humanos, em comparação com seus companheiros irracionais do planeta, é o fato de cozinharem a maioria de seus alimentos. O cozimento desdobra as moléculas das carnes e vegetais em elementos mais simples, mais fáceis de serem aproveitados pelo organismo. Como o cérebro é o encarregado de gerenciar todos os processos orgânicos, o tempo que ele economiza para orientar a digestão dos alimentos pode ser usado no exercício de outras atividades, muito mais úteis o que, em última instância serviu para diferenciá-lo de outras espécies, garantindo-lhe um lugar de relevo, no Reino Animal, desde os tempos remotos. Dessa maneira, no transcorrer dos séculos, foi por conta dessa disponibilidade cerebral que o “homo sapiens” inventou o machado de pedra, a flecha, a roda, a espingarda, as canções de amor, os artigos de jornal e as bobagens do Facebook.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

NOTÍCIA DESAGRADÁVEL: DENGUE VENCE O MINISTÉRIO DA SAÚDE!


Do início do ano até o dia 21 de setembro foram notificados 1,4 milhão de casos de dengue no país, segundo o Ministério da Saúde. O número é quase três vezes maior que o do mesmo período do ano passado, quando foram registrados 537 mil casos. De acordo com o mesmo levantamento, 530 pessoas morreram por causa da doença -- em 2012 foram contabilizadas 283 mortes.

Os dados indicam que a incidência da doença atualmente é de 759 casos por 100 mil habitantes. A assessoria de imprensa do ministério ressalta que os números ainda podem ser alterados, já que as informações são constantemente revisadas.

A Região Sudeste concentra o maior número de casos (63,6% do total). Em seguida vem as regiões Centro-Oeste (18,4%), Nordeste (9,9%), Sul (4,8%) e Norte (3,3%).

O Ministério da Saúde ressalta que, no período de dezembro a maio, a população deve redobrar os cuidados com suas casas, verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.


Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação é que a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo. É fundamental não tomar remédio por conta própria - pois isso pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico - devendo ainda estar alerta para sinais de agravamento, como vômitos e dores abdominais.

Secretaria Municipal de Cultura, de Registro, oferece Oficina de Circo no dia 31/10


No dia 31 de outubro, das 14h às 18h, será oferecida uma oficina que vai proporcionar aos interessados o contato com a pesquisa na linguagem de circo, teatro de rua e popular. A oficina, que acontecerá no Teatro Wilma Bertelli (KKKK), será gratuita. Os interessados devem se inscrever com antecedência na Secretaria Municipal de Cultura de Registro pelo telefone (13) 3822-4492 ou (13) 3821-1648. As vagas são limitadas e obedecerão à ordem de inscrição.


A aula terá 04 horas de duração com jogos e exercícios para o treinamento do ator. A oficina teatral é destinada a pessoas que tenham interesse nesse universo artístico. Serão abertas 30 vagas para pessoas com no mínimo 14 anos.

Curso de panificação e moda oferecem novas oportunidades profissionais

O Fundo Social de Solidariedade de Jacupiranga iniciou nesta semana as aulas dos cursos de Padaria Artesanal e da Escola de Moda, programas de qualificação profissional desenvolvidos pelo Governo de São Paulo, através do trabalho da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin. A experiência e o sucesso desses cursos provou que a capacitação profissional traz resultados rápidos, sem grandes investimentos e com muitos benefícios às pessoas que precisam encontrar um alternativa de emprego e renda, tanto para aprender uma nova profissão, como para complementar a renda familiar.

Em Jacupiranga, o Fundo Social mudou a sede e instalações para um prédio maior devido à necessidade de adequar o espaço físico aos novos cursos que começa a oferecer. Nessa primeira fase, o curso foi destinado às mulheres cadastradas pelo Fundo Social e que já são atendidas por outros programas sociais. De acordo com a primeira-dama Mara Macedo, a experiência tem sido muito produtiva e enriquecedora. “Estamos aprendendo juntas, tenho certeza que essas aulas mudarão a realidade de vida de muitas dessas alunas e de todos que participarem, porque também é aberto aos homens”.


“É uma oportunidade de ajudar a complementar a renda familiar e também de aprender uma nova profissão, que na maioria das vezes elas podem exercer em casa mesmo. O Fundo Social também irá produzir pães e roupas para vender e assim reverter em recursos para ajudar os mais necessitados. Assim, todos serão beneficiados”, disse a primeira–dama, Mara Macedo.

30º Torneio de Judô Toraichiro Suzuki acontece neste domingo em Registro

No ano em que a Associação Registrense de Judô completa 61 anos, o Torneio de Judô Toraichiro Suzuki chega à sua 30ª edição. A competição será neste domingo, 27 de outubro, no Ginásio Mário Covas, e contará com o apoio da 14ª Delegacia Regional do Vale do Ribeira e da Prefeitura Municipal de Registro, através das Secretarias de Saúde e de Esportes. A solenidade de abertura será às 9 horas.

O Torneio Toraichiro Suzuki, que foi idealizado para homenagear um dos fundadores da ARJU, contará com a participação de cerca de 600 atletas de 30 agremiações esportivas do litoral, capital, ABC Paulista e Sudoeste Paulista, além dos atletas do Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, do Paraná e Amazonas.

A programação do evento também inclui o festival interno para iniciantes do judô e o tradicional Torneio Absoluto, nas categorias masculina e feminina, onde os quatro finalistas faturam o Troféu Sensei Nobuo Ogawa, além das premiações em dinheiro.

As cinco agremiações melhor classificadas, na contagem geral de pontos, conquistam o Troféu Toraichiro Suzuki e, neste ano, as três melhores também levarão premiações em dinheiro. Para a agremiação que doar maior quantidade de alimentos não perecíveis, será ofertado o Troféu Campeão em Solidariedade Sensei Yokimaça Fujihara, além de um prêmio especial.


Além dos judocas da ARJU, neste ano a cidade de Registro contará com a participação dos alunos do Projeto Mauro Sakai. Para realizar o evento, a ARJU conta com o patrocínio da empresa 4R Sistemas e colaboração do Hotel Valle Sul, Consaúde, Esteiras Yoshimura, Original Tatamis, Juquiánet, Bioleve, Farmavale, Varejão Crepaldi, Joaquim Branco, CSR Fretamentos, Bar e Lanchonete Samambaia e Ladinho Veículos.

Circuito Cultural volta a Iguape com o espetáculo “Os adultos estão na sala”



Neste mês o Circuito Cultural Paulista volta a Iguape, com o espetáculo “Os adultos estão na sala”. A apresentação acontecerá no sábado, 26 de outubro, ás 20h45, no Cine Teatro, em frente à Praça da Basílica.

Com direção de Michelle Ferreira, a comédia dramática tem como tema principal, a vida nas grandes cidades. O espetáculo acontece em torno da história de três mulheres que se encontram em uma sala, conversando sobre os problemas atuais, como o consumo de drogas, e a fronteira entre o público e o privado, porém enquanto elas conversam, uma criança escondida escuta tudo e acaba percebendo que a vida adulta não é tão boa quanto parece.

A peça tem duração de aproximadamente 70 min. Os ingressos são limitados e gratuitos e devem ser retirados no Departamento de Cultura, localizado na Rua Major Coutinho, nº 200, na Beira do Valo.


O Circuito Cultural Paulista é um programa da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, Turismo e Eventos e tem como objetivo proporcionar o contato da população do interior e do litoral paulista, com produtos culturais de qualidade.

Ilha realiza na sexta 25/10 a Feira do Livro, de Ciências e Empreendedorismo



As experiências empreendedoras dos estudantes da rede municipal de ensino, a produção da área de Ciências e Tecnologia e muita literatura estarão presentes na Feira do Livro, de Ciências e do Empreendedorismo, que será realizada pela Divisão Municipal de Educação nesta sexta-feira 25/10, das 10 às 20 horas, na escola Monte Carlo. A feira é aberta ao público.


Na área do empreendedorismo, há a parceria com Sebrae. Os trabalhos expostos são resultado do ensino do empreendedorismo ministrado durante o ano em salas de aula. Os estudantes empreendedores mostrarão ao público novos negócios de eco-papelaria, artesanato sustentável, oficina de brinquedos, confeitaria e empreendedorismo social. No setor de Ciências e tecnologias, serão abordados reciclagem – eco-casa, exposição de trabalhos, o planetário e o projeto SENAR

Registro terá academia ao ar livre e academia de musculação adaptada


O prefeito Gilson Fantin esteve em São Paulo na quinta-feira, 10 de outubro, para assinar dois convênios que contemplam a cidade de Registro com a aquisição de uma academia de musculação, adaptada para pessoas com deficiência e uma academia ao ar livre.


Ao todo foram assinados 1.285 convênios, totalizando um investimento de mais de R$ 271,7 milhões que beneficiarão 524 cidades e 124 instituições de todo o Estado. Os benefícios serão nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, transportes, esportes, acessibilidade, meio ambiente e saneamento. “Este é o dinheiro público mais bem utilizado, mais bem aplicado. É descentralizado, para o município, lá na ponta e bem pertinho do povo, sob os olhos dos cidadãos”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

Ceramista premiada, Ivone Shirahata realiza sua primeira exposição em Registro

Discípula de Shoko Suzuki – considerada uma das mais importantes representantes da arte koguei no Brasil, a ceramista registrense Ivone Shirahata apresenta para sua cidade natal a exposição intitulada “Origem”. A mostra em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Vale do Ribeira ficará aberta para visitação de 26 de outubro a 10 de novembro no Complexo Cultural KKKK, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h, e aos sábados das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A arte koguei envolve a criação de objetos a partir de elementos básicos da natureza como fogo, água, madeira, terra e ferro. Com peças de cerâmica queimadas à lenha no forno noborigama, Ivone segue a tradição oriental de realizar um ritual que representa a admiração pelo fogo. Em sua primeira exposição individual, a registrense levará um pouco da natureza para dentro do prédio do KKKK, reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo e marco da colonização japonesa.

A artista que já conquistou o Prêmio Acrilex em 2002 e o Prêmio Triarte em 2004, participa desde 2007 da Grande Exposição de Arte do Bunkyo, é presidente da Comissão de Arte Craft e leciona em seu ateliê, batizado de Atelier Terra Bela, em Cotia/SP.


A exposição conta com o patrocínio da Tim, apoio da Prefeitura Municipal de Registro, Associação Cultural Nipo-Brasileira e colaboração da professora Cristina Hirota.

Equipe Guego Team representa Eldorado no Panamericano de Jiu Jitsu


Oito atletas eldoradenses estiveram no Ginásio do Ibirapuera para a disputa do Panamericano de Jiu Jitsu. O evento, que teve início no último sábado (19), reuniu os melhores atletas deste esporte, que está cada vez mais popular no país. Entre os participantes de Eldorado, Suellyn Cristina ficou em 3º lugar, na categoria leve, e Izadora Pontes conquistou o 5º lugar, na categoria pesadíssimo infanto-juvenil.


Embora os outros atletas não tenham conquistado a vitória no tatame, todos tiveram comprometimento e garra para representar brilhantemente o município. Além dos atletas, a Prefeitura de Eldorado parabeniza o Professor Marcio Pucco, pelo incentivo ao jiu jitsu em nossa cidade, juntamente com o Diretor Municipal de Esportes, Henrique Pupo.

Homens trocam tiros com policiais após invadirem bar em Registro

Dois homens trocaram tiros com policiais militares, ao serem perseguidos após tentarem invadir um bar, na noite da última terça-feira (22), no bairro Bamburral, em Registro.

Segundo a Polícia Militar, o dono do bar viu alguns homens armados saindo de um veículo. O comerciante se trancou no seu estabelecimento e acionou a polícia. Os suspeitos então fizeram disparos contra a porta e, logo, fugiram.
Os policiais localizaram os criminosos na altura do bairro Jardim São Paulo. 

Dada ordem de parada, o veículo partiu em alta velocidade. Durante a perseguição, os bandidos trocaram tiros com os policiais.  Logo à frente, o automóvel colidiu contra blocos de concreto e parou. Um dos criminosos desceu do carro com arma em punho, atirando contra a polícia, que revidou. O agressor fugiu e o condutor foi detido e preso em flagrante.


No interior do veículo, foram encontrados uma touca ninja e um facão. A Polícia Militar informou que o suspeito capturado possui antecedentes criminais e já esteve preso. O criminoso que fugiu também é suspeito de envolvimento em vários roubos em Registro. 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PARA ONDE FOI A CULTURA?


O e-mail de um amigo me conta como, na juventude, em sua cidadezinha mineira de 2.000 habitantes, só com escola primária, os jovens se reuniam em bares para declamar poesia e discutir cultura. Hoje, a cidade progrediu, tem colégios e até faculdade, mas os jovens se divertem ouvindo músicas barulhentas em seus carros. Foi para isso que se construíram escolas e se prepararam milhares de professores?


Atenas não tinha escolas públicas, nem incentivo oficial à cultura (pelo contrário, Sócrates até foi condenado à morte, por tentar ensinar filosofia aos jovens atenienses), mas nem por isso deixou de produzir pensadores, poetas e muitos artistas. Será que a intervenção estatal é o túmulo da cultura? Mas, afinal, como é que pode haver estímulo à cultura num país onde se elege para Presidente um sujeito que nunca leu um livro?  

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Nota da CNBB sobre o julgamento das condicionantes da Terra Indígena Raposa Serra do Sol





As populações indígenas do Brasil vivem a expectativa do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal-STF, dos embargos declaratórios que questionam as 19 Condicionantes fixadas na decisão da Petição 3388/RR que, em 2009, declarou constitucional a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em favor das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang, Patamona e Ingaricó.

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília, se une aos povos indígenas e manifesta sua confiança numa decisão, por parte da Suprema Corte, que lhes seja favorável. É urgente confirmar a disposição do Estado brasileiro em pagar definitivamente a histórica dívida com os indígenas, acumulada ao longo dos séculos.

O STF, quando provocado, tem reconhecido e consolidado os direitos indígenas, dando segurança jurídica nos processos de demarcação e delimitação promovidos pelo Poder Executivo. Decisões importantes têm posto fim aos conflitos e garantido a paz social como o julgamento da Petição 3388/RR.

Lamentamos as insistentes iniciativas legislativas e administrativas, que ameaçam os direitos territoriais destes povos, estabelecidos na Constituição Brasileira. A efetivação do seu direito às terras tradicionais e o respeito à sua cultura são condição essencial para que vivam com dignidade e em paz


COMENTÁRIOS:
1 – Se não me engano, antes do descobrimento, os índios só ficavam numa região até que se esgotassem seus recursos, ou fossem expulsos por outras tribos. Não havia entre eles o conceito de propriedade, o que lhes foi incutido pela “catequese” capitalista, a partir do século XIX.
2 – É justo que a Igreja Católica, num gesto de solidariedade, defenda o direito indígena à sua terra, mas falar em “dívida histórica” é “forçar a barra”. Os missionários católicos exploraram os índios em suas “missões” e nem por isso se dispõem a uma indenização correspondente. Cada geração é responsável pelos seus pecados e dívidas, e não tem sentido que os pósteros assumam responsabilidade pelos seus antepassados. Dívidas não são hereditárias.  
3 – Os “brancos” de hoje, foram os “índios” de ontem. Por que devemos manter os indígenas em seu atraso cultural, quando se sabe que eles são iguais a nós? As “reservas” indígenas me parecem mais “parques de preservação ambiental”, nos quais os índios permanecem como se fosse animais inassimiláveis pela civilização.
NB. Bem, tudo isso são considerações sem aprofundamento antropológico. E por falar em “antropológico”, será que a “questão indígena” não é um pretexto para a valorização da profissão do antropólogo? E será que os bispos também não estão “pegando carona” nesse assunto tão complexo

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

BRASIL!!!! - COMO É POSSÍVEL DIRIGIR UM PAÍS DESSES?



Ação do MP prende 36 acusados de fraudes em postos do Detran no Rio

Justiça condena quadrilha que cobrava propinas em troca de habilitação no Detran-RJ

Chefe de posto do Detran-RJ é afastado após ser preso por dirigir embriagado

Detran-SP descobre autoescola de Santo André (SP) que fraudava 
exames com dedos de silicone

Detran investiga fraude no IPVA que pode ultrapassar R$ 1 milhão, em Pernambuco


Carro some de pátio do Detran e é localizado pelo dono em garagem de shopping em Salvador

Opinião: 'Black bloc' visa chamar atenção de um Estado ausente.

ESTHER SOLANO & RAFAEL ALCADIPANI

ESPECIAL PARA A FOLHA

O "Black bloc" acontece nas ruas. Esta afirmação aparentemente elementar nos motivou a sair de nossos cômodos ambientes universitários e ir para a rua buscar compreender este complexo fenômeno social que tantos desafios institucionais e tanta estupefação têm ocasionado na sociedade.
Nossa rotina de pesquisa consiste em acompanhar muito de perto as manifestações, observar, perguntar, conversar com pessoas que utilizam a tática "Black bloc", policiais e membros da imprensa.
Das conversas que tivemos e das observações que realizamos, ficou claro que para estes jovens a violência simbólica funciona como uma forma de se expressar socialmente, um elemento provocador, tem o intuito de captar a atenção de um Estado percebido como totalmente ausente.
O uso da violência simbólica também serve, na versão deles, para induzir a sociedade a refletir sobre a necessidade de uma mudança sistêmica: "protesto pacifico não adianta nada, só com violência que o governo enxerga nossa revolta", "a intenção é transgredir, incomodar, deixar visibilidade, chamar para um debate".
A ação direita se faz contra símbolos de um sistema político-corporativo que eles reconhecem como perverso.
Os jovens que utilizam a tática "Black bloc" dizem usar uma violência teatral que chama a atenção para o que eles caracterizam como o verdadeiro vandalismo. Tal vandalismo seria uma ordem das coisas que engole o cidadão numa tirania continua.
Exemplos de frases que retratam isso são: "a causa do 'Black bloc' agir é o descaso público. As pessoas estão sendo torturadas psicologicamente pelo cotidiano", "não somos vândalos, vândalo é o Estado que deixa as pessoas horas esperando na fila do SUS".
SUJEITOS POLÍTICOS
Estes jovens com os quais viemos conversando em São Paulo estão na faixa etária entre 17 e 25 anos.
São de classe média baixa, a maioria trabalha, alguns formados ou se formando em universidades particulares, embora já dialogamos também com alguns alunos da USP.
Alguns acumulam leituras teóricas sobre anarquismo. A maioria deles consegue formular, refletir e dialogar fluidamente sobre a precariedade do Estado e da situação atual do Brasil. Pensam-se como sujeitos políticos com uma mensagem de melhoria do país.
Todavia, eles não formam uma organização homogênea. Já presenciamos discussões, durante as manifestações, entre aqueles que são a favor de uma violência mais focada, estritamente simbólica, e aqueles que defendem uma ação mais pesada.
Notamos divergências entre aqueles que são contra agredir policiais porque, na sua reflexão, o inimigo central é o Estado, e aqueles de cujas falas destila-se uma raiva profunda contra a corporação policial. Uma frase que explica isso foi dita uma vez por um jovem para quem "nem todo o mundo pensa igual embora se vista igual".

FETICHE MIDIÁTICO
Um dos aspectos que surge como central na nossa pesquisa é o papel da mídia neste fenômeno. É muito simbólico ver a enorme quantidade de jornalistas que aparecem nas ruas sempre que a tática é utilizada.
"Black bloc" virou um fetiche, uma construção midiática. Notamos isso ao perceber o quanto os órgãos de imprensa estão falando e escrevendo sobre o "Black bloc".
Enquanto isso, pouco se fala a respeito das taxa de homicídios nas periferias ou o número de mortes no trânsito. Tais violências se naturalizaram no cotidiano brasileiro. O "Black bloc" desmascarou esta lógica dual de tratar a violência.
Talvez o fenômeno mais preocupante até agora seja a polarização entre a Polícia Militar e os defensores da tática.
O Estado, guardião da propriedade pública e privada, guardião da ordem, emprega uma ação policial cada vez mais dura e um aparato legal cada vez mais criminalizador.
A consequência pode ser o aumento da presença da tática "Black bloc" nas ruas, num efeito de reação. Como eles nos dizem: "Quanto mais repressão, mais revolta".
Uma parte dos jovens com quem conversamos já foi detida durante as manifestações. Cabe agora saber se eles continuarão saindo às ruas mesmo com a ameaça de voltar para a delegacia, desta vez como reincidentes. E mesmo com a ameaça da lei de associação criminosa.
A pergunta essencial que cabe, como sociedade, é porque estes jovens, que desprezam a rigidez hierárquica partidária, que não se sentem representados pelo atual modelo político e econômico, enxergam a violência como única possibilidade de expressão?


ESTHER SOLANO é professora de relações internacionais da Unifesp. RAFAEL ALCADIPANI é professor de estudos organizacionais da FGV-EASP

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Bairro Agrochá terá acesso facilitado pela BR-116


 

A pedido da Prefeitura de Registro, a CODASP iniciou no último dia 10/10 os serviços de terraplanagem para criação de um novo acesso em continuidade à estrada RGT-265. O novo acesso sairá da Rodovia Regis Bittencourt, passará pelo Campus Experimental da UNESP, pelo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, pelas futuras instalações do SESI e SENAI, chegando ao bairro Agrochá.

Na manhã de sábado, dia 12, o prefeito Gilson Fantin esteve no local juntamente com o deputado estadual Samuel Moreira, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Obras, Roberto Francelino, o professor Reginaldo Barboza da Silva, coordenador do campus da Unesp Registro, assessores e outras lideranças.

De acordo com Roberto Francelino, esta é uma das obras que atenderá ao desenvolvimento urbanístico visando melhorar o acesso aos bairros Agrochá, Agochá I, Agrochá II, e aos equipamentos públicos em fase de implantação.


Os serviços, que incluem execução de aterro e perenização, devem ser concluídos no mês de novembro se as condições climáticas forem favoráveis.

Centro de Controle de Zoonoses realiza chipagem de animais na Ilha Comprida


 
Para facilitar a identificação dos animais e seus proprietários e intensificar a campanha municipal pela posse responsável, profissionais do centro de controle de zoonoses do município realizam trabalho de chipagem dos animais. A identificação eletrônica foi iniciada em maio, durante o mutirão de castração de cães e gatos realizada município.

A identificação é feita por intermédio de um chip inserido no animal de forma subcutânea. Os donos recebem um número de Registro Geral (RGA), onde constam dados do animal, do proprietário e a numeração do chip. Atualmente, entre cães, gatos e cavalos, há 201 animais identificados eletronicamente. A meta do setor é atingir todos os animais da Ilha.


O setor de Zoonoses destaca que quem tem um animal tem o dever de praticar a posse responsável que é cuidar e não deixar solto nas ruas. O setor orienta a população que abandono e maus tratos contra os animais são crimes que devem ser denunciados à polícia. A Divisão de Controle de Zoonoses está localizada na rua Cuiabá, 785 , no Balneário Adriana . Telefone: 3842-3271

1º Eldorado Skate Day é um Sucesso!


 
O último fim de semana em Eldorado foi agitado e reuniu uma grande quantidade de jovem e adeptos do skate. O responsável por esse movimento foi o 1º Eldorado Skate Day, um evento voltado para a prática do esporte radical, que aconteceu nos dias 12 e 13 deste mês.

Cerca de 60 skatistas, de várias cidades da região, competiram em diversas modalidades e categorias, proporcionando um espetáculo à parte para o público que lotou o Ginásio Municipal de Esportes. A iniciativa de promover o Eldorado Skate Day partiu da Prefeitura de Eldorado, através dos departamentos de Turismo, Esportes, Cultura e Assistência Social, em parceria com o Projeto 107, de Registro.

Entre os atletas, comissão e público, o sucesso deste evento foi unânime. Participantes de outras regiões ficaram surpresos com a receptividade elogiaram as acomodações, estrutura e a organização. Além de planejar novas edições do Eldorado Skate Day, a Prefeitura já estuda a possibilidade de incluir outras competições esportivas sediadas no município.

FIM DE SEMANA DA CRIANÇA

Em comemoração ao dia as crianças, em conjunto com o Eldorado Skate Day, a Prefeitura realizou diversos eventos culturais para a população como shows de mágica, palhaços e muita música no palco montado na Praça Nossa Senhora da Guia.

Saúde de Cananéia participa do Encontro Regional de Atenção Materno e Infantil


 



Com o objetivo de discutir os desafios para a implantação da Rede Cegonha no Vale do Ribeira, no último dia 03 de outubro, foi realizado na cidade de Registro/SP, o Encontro Regional Rede de Atenção Materno e Infantil. O Departamento Municipal de Saúde de Cananéia esteve presente num momento de troca de experiências e ideias entre as equipes de saúde da região.

Dividido em três momentos, apresentação das iniciativas ligadas a Rede Cegonha e seus objetivos, na região, mesa redonda com os participantes e elaboração de propostas futuras para o setor, o evento envolveu os diversos participantes de forma a garantir um consenso em relação as ações a serem realizadas na região.

Para o diretor de saúde Rodrigo Cordeiro, esses evento precisam acontecer com mais frequência. “Mesas redondas como estas propostas são riquíssimas em experiências e em profissionais. É um momento onde podemos expor as realidades enfrentadas nos municípios e juntos propor soluções, em especial, na implantação da Rede Cegonha”, relatou o diretor.


Rede Cegonha – A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento que vem sendo discutido e construído no país desde os anos 90, com base no pioneirismo e na experiência de médicos, enfermeiros, parteiras, doulas, acadêmicos, antropólogos, sociólogos, gestores, formuladores de políticas públicas, gestantes, ativistas e instituições de saúde, entre muitos outros. Trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza. Não se pode esquecer jamais que dar à luz não é uma doença, mas uma função fisiológica e natural que constitui uma experiência única para a mulher e o(a) parceiro(a) envolvido(a).

Oficina gratuita “Escrevendo Filmes, Teatro e Quadrinhos” acontecerá dia 23/10 em Registro



 

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita “Escrevendo Filmes, Teatro e Quadrinhos”, uma iniciativa do programa do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Governo do Estado, coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Registro. A aula acontecerá no dia 23 de outubro, quarta-feira, no Teatro Wilma Bertelli (KKKK), das 14h às 18h. Os interessados podem realizar suas inscrições na Secretaria de Cultura: Rua Miguel Aby-Azar, nº 224 – Beira Rio, ou pelo telefone 3822-4492.

A oficina será lecionada por Thiago Fogaça, roteirista e professor de roteiro, e visa introduzir técnicas de dramaturgia para melhorar o entendimento do que constitui uma boa história. Irá demonstrar teorias de roteiro cinematográfico e técnicas de estrutura, personagem e tema, sempre associando a teoria a exemplos de filmes e personagens. A oficina serve não só para histórias cinematográficas, mas também para literatura, quadrinhos, publicidade, crônicas e etc. Destina-se para alunos a partir de 14 anos, professores de literatura e português, estudantes de cinema, publicidade, teatro, rádio e TV e interessados em escrita.



Thiago Fogaça é roteirista e professor de roteiro, formado na FAAP e na New York Film Academy com um Master of Fine Arts in Screenwriting. Tem experiência de leitura e análise de roteiros nas produtoras Broken Lizard (Beerfest e Supertroopers) e The Gotham Group (Spiderwick Chronicles e Coraline). Ensinou roteiro no Centro Universitário Senac, no Museu da Imagem e do Som MIS, na Escola Meliés de Cinema e Animação. Atualmente faz coaching de Storytelling e Roteiro em produtoras de cinema e agências de publicidade, ensina roteiro na AIC (Academia Internacional de Cinema) e no Colégio Oswald de Andrade e dá palestras no interior do Estado de São Paulo sobre Storytelling, no projeto Pontos MIS, além de escrever e revisar longas e séries de TV profissionalmente.

Atletas do Karatê de Cajati conquistam o primeiro lugar no Campeonato Paulista


No último dia 06 de outubro aconteceu em Taboão da Serra o Campeonato Paulista de Karatê Esportivo – FEEPK. No torneio, os atletas cajatienses conquistaram o 1º Lugar, com um total de 58 medalhas, sendo 23 de ouro, 12 de prata e 23 de bronze.

Na sexta-feira, dia 11 de outubro, os esportistas estiveram no gabinete do Prefeito Luiz Koga para agradecer o apoio da administração municipal ao esporte e apresentar o troféu e as medalhas conquistadas na competição.


Além do prefeito, também estavam presentes o Vice-Prefeito, Ismael Fernandes, o Diretor do Departamento de Esportes, Leandro Santos Pereira, o Diretor de Departamento Social, Jakson Pereira dos Santos e os Professores Hélcio Pimentel e Lu Ponchet, que prestigiaram os atletas.

Pai e filha são internados após ataque de dois pitbulls em Registro, SP


 
Uma menina de quatro anos e seu pai foram internados após o ataque de dois cães da raça pitbull em Registro, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. As vítimas sofreram ferimentos por todo o corpo e a criança teve que passar por uma cirurgia. O dono dos cachorros afirma que levará os animais para um canil.

As vítimas estão no Hospital São João. Camile Vitória está em observação no quarto junto com o pai, Plínio Costa Silva. A menina está com curativos embaixo do braço, em uma das pernas, no pescoço e na barriga, além de ter levado vários pontos na orelha. O pai, que a salvou do ataque, também tem ferimentos na perna, no pé e na orelha.

A família conta que a garota brincava com os irmãos e primos no quintal de casa quando o cachorro veio da rua, conseguiu abrir o portão, que estava encostado, e atacou a criança. Instantes depois, veio outro pitbull. “O cachorro estava em cima dela, arrastando como se fosse uma boneca no chão. De repente, o outro entrou, grudou no Plínio e queria pegar ela por baixo”, descreve Micheli Cristina Fernandes, mãe da menina.

O pai de Camile chegou a empurrar os pitbulls por duas vezes, mas só conseguiu salvá-la quando passou a menina pela janela da casa. O ataque, segundo ele, durou cerca de 15 minutos. “Eu colocava a mão na boca do cachorro mas ele tirava. Queria a menina, até que ela escapou. Foi um milagre, ela nasceu de novo”, lembra Plínio.

Camile e o pai estão em uma ala particular, cedida pelo hospital. A menina, que passou por uma cirurgia na orelha, ainda precisa de cuidados na recuperação. Segundo os médicos, os dois devem continuar internados pelos próximos dias.


O dono dos dois pitbulls, Gregory Kemerr, mora no mesmo bairro da família, em uma casa com muros altos. Ele conta que uma falha no portão fez com que os animais escapassem. “Os cachorros estavam soltos. A gente fazia a limpeza do canil e o portão, acidentalmente, destravou. Por isso eles acabaram escapando. Nós estamos completamente abalados, chateados, principalmente pela criança, que não tem nada a ver com isso, o pai também. Estamos dando todo o suporte para eles, fazendo de tudo, inclusive o acompanhamento da criança”, afirma. Gregory diz também que os pitbulls serão levados para um canil particular até que a Justiça determine o que deve ser feito.

Polícia Rodoviária apreende milhares de produtos ilegais no Vale do Ribeira




A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta terça-feira (15), durante uma operação, milhares de mercadorias, entre elas, cigarros, perfumes e acessórios para câmeras fotográficas profissionais, tudo adquirido no Paraguai. Os produtos foram localizados no Km 525 da Rodovia Régis Bittencourt, no município de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo.

Segundo a polícia, as autoridades apreenderam um automóvel com placas de Ibiúna, no interior de São Paulo, com 10.480 maços de cigarro comprados no Paraguai. Os suspeitos confessaram que não tinham documentação fiscal ou aduaneira da carga. A dupla foi liberada após a apreensão e responderá em liberdade por contrabando.

Horas depois, na mesma operação, os policiais localizaram 74 caixas de perfumes importados, dentro de um ônibus de linha regular que vinha de Curitiba (PR). O proprietário dos produtos admitiu que comprou os perfumes no Paraguai e que não os declarou à Receita Federal. Após a apreensão, o passageiro foi liberado para prosseguir a viagem e deve responder pelo crime de descaminho.

Ainda durante a operação, a PRF apreendeu mercadorias transportadas em  outro ônibus. Os produtos, nove acessórios para câmeras fotográficas profissionais, estavam nas bagagens de uma passageira do veículo. Segundo a polícia, a suspeita confessou que adquiriu a carga no Paraguai e a importou ilegalmente. Ela foi liberada e também responderá criminalmente por descaminho.

Todas as mercadorias apreendidas na operação foram encaminhadas à Alfândega de Santos, no litoral de São Paulo.


por G1 Santos / A Tribuna (Foto: Juarez Barbosa Cardoso/ Divulgação PRF)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NOTÍCIA E COMENTÁRIO


Um manifestante -- identificado como Jair Seixas Rodrigues -- foi levado para o complexo penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio, na manhã desta quarta-feira, após ser indiciado sob a acusação de "organização criminosa".

Segundo investigadores da 5º DP (Gomes Freire), Rodrigues já tinha passagem pela polícia por formação de quadrilha, resistência a prisão, lesão corporal e desobediência durante outros protestos.

Apontado pela polícia como autor de atos de vandalismo, Jair Rodrigues já havia sido flagrado em imagens de câmeras de rua da prefeitura arrebentando com um objeto de metal um cadeado da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) em outra manifestação no centro da cidade. A Folha tentou localizar o advogado do suspeito, mas ele não foi encontrado.

Os confrontos entre policiais e manifestantes nas ruas do centro do Rio nesta terça-feira (15) terminaram com uma sequência de detenções na praça da Cinelândia, que lotaram quatro micro-ônibus da PM e um ônibus de linha fretado. De acordo com a OAB-RJ, pelo menos 208 pessoas foram detidas no tumulto.

COMENTÁRIO:
Já era tempo de a polícia distinguir entre aqueles que protestam contra os desmandos políticos e os baderneiros que se infiltram nas manifestações, para pôr em ação seus maus instintos. As pessoas ingênuas pensam que maus elementos são raros, que a maioria do povo é constituída por gente pacífica e ordeira. Ledo engano. Pelo menos no Brasil, o número de gente “que não presta”, como se diz em Iguape, é quase igual àquele de gente decente. Por isso é preciso uma ação rigorosa da polícia, para evitar que esses maus elementos deturpem as manifestações populares contra o desgoverno que tomou conta deste país.



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

POR QUE NÃO ME UFANO DE MEU PAÍS!


                Acabo de ler que membros do PT, diante da conjuntura pré-eleitoral, na qual um governador nordestino vai concorrer com a Presidente Dilma, entrega 25 cargos que tinham no Estado. Fico pensando: se o PT tinha 25 cargos importantes, quantos cargos haverá nesse Estado, distribuídos aos partidários do Governador e seus aliados? Será que são necessários tantos cargos, para uma boa administração, ou essas maracutaias são criadas para favorecer os parceiros e aliados? É fácil de perceber que a resposta está exatamente aqui.
                 Aí está onde vai parar o dinheiro dos impostos: no bolso dos políticos e Cia. Ltda. Há poucos dias, houve um rebuliço em Brasília porque alguns assessores estavam ganhando acima de 28 mil reais. 28 mil reais! Quem ganha isso no Brasil? Gerentes de grandes empresas? Assessores que ganham 28 mil reais! Onde estamos? Que país tão rico é este que paga um tal salário para centenas de assessores (aspones, na sua maioria)? E por que centenas de assessores? Por acaso esses deputados e senadores (por si sós) prestam tão relevantes serviços ao país, que justifiquem esses gastos astronômicos?
                  Eu tenho consciência de que este protesto é inútil. Nem me passa pela cabeça que vou convencer muita gente a votar com mais consciência nas próximas eleições. Mas o que eu quero dizer, aqui, é que muitos brasileiros se julgam muito espertos, mas, na verdade, são verdadeiros otários. Ser otário é pensar que está ganhando, quando na verdade está “levando na cabeça”. Quero sair dessa, protestando. Sei que não tenho condições de mudar a situação atual do país. Mas tenho consciência de que não estou contribuindo para que essa situação continue.  


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Prefeitura de Registro assina convênio para início da construção de 400 casas do Conjunto Habitacional Agrochá II



Na última quinta-feira, 03 de outubro, o prefeito Gilson Fantin assinou o convênio que autoriza o início da construção de 50% das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta primeira fase serão construídas 400 casas do Conjunto Habitacional Agrochá II, destinadas a famílias que possuem renda familiar mensal bruta de até R$ 1.600,00.

Também assinaram o termo o representante da empreiteira e o superintendente da Caixa Econômica Federal na Baixada Santista, José Paulo Amorim. Para a construção das 400 casas será necessário um investimento de cerca de R$ 28 milhões e, de acordo com a empreiteira, a expectativa é de que esta primeira fase seja concluída em 18 meses.

A previsão é que um novo contrato seja assinado para a construção de outras 400 moradias em janeiro de 2014. O sorteio para a aquisição das casas também será realizado no próximo ano. As regras estão sendo definidas pela Prefeitura e pela Caixa Econômica Federal, respeitando os limites para idosos e pessoas com deficiência.

As novas residências, que serão destinadas a quem mora em Registro há pelo menos 5 anos, serão construídas de acordo com um novo projeto que apresenta uma série de melhorias. As casas serão maiores, com 43,2m² de área, com paredes de concreto – de acordo com a norma NBR 16.055, laje em todo o corpo edificante, piso cerâmico em todos os cômodos internos, revestimento com textura e banheiro atendendo à última norma de acessibilidade. Outro diferencial é a instalação de placas de captação de energia solar e reservatório para aquecimento da água do chuveiro, proporcionando economia na conta de energia elétrica.

Além das 800 casas, o projeto do Conjunto Habitacional Agrochá II prevê a construção de uma creche, uma escola estadual, posto de saúde, centro comunitário, pontos de ônibus e praça.


Projeto Novas Ondas reescreve história de jovens da Ilha


Acesso à profissionalização, inserção em programas sociais municipais e criação de um ambiente de confiabilidade são ações do Projeto Novas Ondas, que tem a meta de incentivar os jovens a reescreverem sua história e a enxergar novas possibilidades na vida. Com idade entre 13 e 18 anos, os jovens atendidos pelo Novas Ondas foram encaminhados pelo Poder Judiciário, em medidas socioeducativas. Atualmente, oito adolescentes fazem parte das atividades. Desde que foi criando, em 2011, o projeto – que tem capacidade para atender até 25 jovens – já atendeu 38 adolescentes.

A técnica responsável pelo atendimento socioeducativo, Ana Claudia Rodrigues de Aguiar, que é assistente social, explicou que o Novas Ondas tem contribuído para que os jovens retornem à escola, obtenham documentos pessoais e visualizem novas oportunidades profissionais. Para isso, além de orientação e apoio, os adolescentes frequentam as aulas da oficina de mecânica básica de bicicletas, com o oficineiro Decio Villas Boas. “Os alunos são assíduos e têm comportamento consciente sobre a importância da capacitação para o mercado de trabalho“, afirmou a técnica Ana. Na oficina, eles também trabalham com a recuperação de cadeiras de rodas dos postos de saúde do município.

“Mediante o acolhimento e aceitação deste adolescente, são oferecidas oportunidades de mudança, de resgate da aproximação entre os membros da família, de reinserção na escola e a oferta de uma vivência grupal que leva a uma reflexão sobre valores e conceitos”, explica Ana Cláudia. Visitas mensais ao projeto são feitas pelo Juiz da Vara de Infância e Juventude, para correição e supervisão. O Projeto conta com apoio dos Departamentos de Educação, CRAS, Conselho Tutelar, Departamento Municipal de Assistência Social, Ministério Público e Judiciário.


Família – Os familiares dos adolescentes também são atendidos e acompanhados pelo Novas Ondas. Nos encontros, eles falam sobre suas dificuldades, expectativas e medo de não saber lidar com o comportamento dos filhos. “Acreditamos que o projeto contribui na área social ao mostrar à sociedade que o adolescente em medida socioeducativa – que teve seus direitos violados em razão de sua própria conduta – tem a oportunidade de demonstrar suas potencialidades rumo a um futuro diferente e melhor”, explica Ana Cláudia.

Prefeito de Registro assina convênio com Sesi para implantação do programa Atleta do Futuro

 

O esporte registrense ganha mais um impulso com a implantação do Programa Atleta do Futuro, desenvolvido pelo Sesi-SP em parceria com a Prefeitura. O convênio foi assinado pelo prefeito Gilson Fantin e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Paulo Skaf, na manhã de sábado, 5/10, em solenidade realizada na sede do Bunkyo em Registro.

Outras sete prefeituras do Vale do Ribeira também assinaram o convênio para instituir o programa Atleta do Futuro: Ilha Comprida, Eldorado, Cajati, Sete Barras, Iguape, Pedro de Toledo e Jacupiranga. Prefeitos, vice-prefeitos, lideranças e vereadores da região participaram do evento, além do diretor de Esporte e Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Pflug; o diretor do Sesi de Santos, Michel Christóforo Kabbach; e a coordenadora de Esportes do Sesi-SP, Renata Karoline Gonçalvez Simões.

“O esporte tem um grande potencial de transformar a vida das nossas crianças e formar melhores cidadãos e cidadãs”, afirmou o prefeito Gilson, ao destacar o importante trabalho desenvolvido pelo Sesi, com o programa Atleta do Futuro. Segundo Paulo Skaf, o programa está presente em 170 municípios, atendendo 100 mil alunos. A expectativa, disse ele, é de chegar a 150 mil ainda em 2014. “O programa é parte de volume de investimentos que a indústria tem feito em educação”, afirmou o presidente do Sesi-SP. “Esporte também é educação. Por isso que o Sesi-SP investe em esporte e nas próximas Olimpíadas vamos ter 50 atletas do Sesi-SP representando o Brasil”.

Em seu pronunciamento, Skaf explicou que, no programa, o Sesi-SP fornece de forma gratuita metodologia, conhecimento, uniformes e o equipamento necessário para as práticas esportivas, e as prefeituras cedem os espaços. O presidente anunciou ainda que a indústria vai construir em Registro uma unidade do Sesi-SP e outra do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Sesi-SP). O investimento é calculado em torno de R$ 60 milhões. E a expectativa é de abrir as unidades ainda em 2015. “Espero voltar aqui para inaugurar essas duas unidades. Elas vão fazer uma grande diferença para a região”, disse Skaf.

                                      ATLETA DO FUTURO

Serviço destinado ao desenvolvimento pessoal e social através do esporte, para crianças e jovens de 06 a 17 anos, o programa Atleta do Futuro promove práticas esportivas para o desenvolvimento das habilidades motoras e aptidão física. Transmite valores do esporte como ética, superação, autoestima, socialização, meio ambiente e tantos outros importantes para o desenvolvimento das crianças e jovens.

No Vale do Ribeira, o programa será realizado por meio de parceria do Sesi-SP com 8 prefeituras e com as empresas Vale Fertilizantes S/A e Puzzi Engenharia Ltda., ofertando formação esportiva para 1.047 alunos. Em Registro, serão atendidos 100 alunos de 6 a 8 anos na fase multiesportiva e de 9 a 10 anos na iniciação pré-desportiva. As fases escolhidas pelo município não abrangem apenas um esporte, mas buscam trabalhar oferecendo o máximo de atividades possíveis para ampliar a bagagem das crianças.


O convênio tem duração de um ano e pode ser renovado automaticamente. No mês de novembro, os professores passarão por um curso de capacitação de 16 horas de duração, que será ministrado em Registro. Ainda no final do ano ocorrerá a matrícula e o exame médico das crianças que farão parte do projeto. As aulas começarão em janeiro de 2014. 

Registro comemora o Dia das Crianças com programação especial


As crianças do Vale do Ribeira terão um final de semana inesquecível, com a programação preparada para os dias 11, 12 e 13 de outubro em Registro. Com o Festival de Artes para Crianças acontecendo em Registro, pela primeira vez, a população terá acesso a atrações imperdíveis que encantarão toda a família. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, Apaa e pela Prefeitura de Registro, os espetáculos são gratuitos e livres para todas as idades.

O Festival começou nesta terça-feira, 8/10, e conta com oficinas de percussão, humor, videorreportagem e danças urbanas para alunos das escolas do município, além de espetáculos de teatro pela manhã e à tarde. A cerimônia oficial de abertura está marcada para as 20h de sexta, dia 11. Quem subirá no palco do Teatro Wilma Bertelli (KKKK) será Paulo Tatit e Sandra Peres, da dupla Palavra Cantada, que já vendeu mais de dois milhões de CDs. No programa do show “Aventuras Musicais do Palavra Cantada” estão músicas como “Ciranda dos Bichos”, “Pé com Pé”, “Quando eu era um peixinho”, “Bolacha Água e Sal” e “Para Parar a Brincadeira”, canções conhecidas dos pequenos que acompanham a programação da Tv Rá-Tim-Bum, Tv Cultura e Discovery Kids Brasil.

No sábado a programação no Teatro do KKKK começa às 10h, com a apresentação dos resultados das oficinas de percussão, humor, videorreportagem e danças urbanas, realizadas durante a semana com os jovens. A Cia. Circo de Bonecos traz às 14h o teatro de animação “Circo de Coisas”, que usa objetos banais para criar personagens e, às 17h, apresenta “Circus – A nova Tourneé”, que recria o maravilhoso mundo do circo, através da técnica do Bunraku, quando o mesmo boneco é manipulado simultaneamente por várias pessoas em frente à plateia.

Na Praça Beira-Rio, ainda no sábado, às 12h, 15h30 e 19h, a Magesto Cia. de Dança apresenta “Bananas.comhumm”, onde os macacos Banana, Bananinha e Bananada exploram o mundo digital com a ajuda da tecno-fada “Bem Star”. Às 16h30, bailarinas superarão os limites da gravidade em um balão em “As Mulheres do Sol e o Balão Mágico”, espetáculo que integra circo, dança, teatro e esportes. Às 18h os moradores ainda podem se surpreender com uma contadora de histórias e um grafiteiro, que levam a imaginação para os muros da cidade.

Fechando o Dia das Crianças, Tiê sobe ao palco com show inédito para o público infantil às 20h, na área externa do Teatro Wila Bertelli. A cantora apresenta um mix do que ouviu na infância e o que as filhas hoje escutam, com os sucessos “Plunct Plact Zum”, de Raul Seixas; “Piuí Abacaxi”, do Trem da Alegria; “Super Fantástico”, da A Turma do Balão Mágico e “Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata”, músicas de Chico Buarque para o Musical Infantil “Os Saltimbancos”.

No domingo, às 10h, a Cisne Negro Cia. de Dança apresenta “Don Quixote e Sancho Pança Viajando pela Dança”, e às 11h e 14h, o Teatro do Bardo leva ao palco músicas de Luiz Gonzaga para contar a história do “Menino Lua”, que planeja acabar com a seca no Nordeste. Às 15h, “Cuidado, garoto apaixonado!” fala do primeiro amor sob o ponto de vista de um garoto para o público infanto-juvenil.

O caminhão trapézio encerra o Festival no domingo às 17h. O espetáculo, que formou artistas que hoje integram grandes circos, como o Cirque du Soleil, é encenado em uma estrutura única no mundo, vinda diretamente da França. O ponto de partida é um caminhão de 14 metros de altura por 22 metros de comprimento, que se transforma em um grande trapézio. Ninguém vai querer perder!

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (09.10) - Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Teatro

10h e às 14h30 – “O Buraco do Muro”, do Grupo Maracujá Laboratório de Artes

Quinta-feira (10.10) - Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Teatro

10h e 14h30 – “Pés Descalços”, do Morpheus Teatro

Sexta-feira (11.10) - Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Teatro

10h e às 14h – “As três mulheres sabidas”, da Cia Dedo de Prosa

Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Teatro – área aberta

20h – Abertura Oficial

20h30 – Show Palavra Cantada

Sábado (12.10) - Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Teatro

10h – Apresentação dos alunos das oficinas

14h – “Circo de Coisas”, da Cia Circo de Bonecos

Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Galpão

11h30 – Apresentação dos vídeos das oficinas – Galpão

Praça Beira Rio

12h – “Bananas.comhumm”, da Magesto Cia. De Dança

15h30 – “Bananas.comhumm”, da Magesto Cia. De Dança

16h30 – “As mulheres do Sol e o Balão Mágico”

19h – “Bananas.comhumm”, da Magesto Cia. De Dança

Rua

17h – “Circus – A nova tournée”, da Cia Circo de Bonecos

18h – “Histórias e Grafite”

Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Teatro – área aberta

20h – Tiê

Domingo (13.10) - Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Teatro

10h – “Dom Quixote e Sancho Pança, Viajando Pela Dança”, da Cisne Negro

Cia. de Dança 15h – Cuidado: Garoto Apaixonado!

Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Galpão

11h – “Menino Lua”, do Teatro do Bardo

14h – “Menino Lua”, do Teatro do Bardo

Praça Beira Rio

17h – Caminhão Trapézio, do Picadeiro Circo Escola

Ingressos: Gratuitos. Para os espetáculos no teatro é necessária a retirada de ingressos dos espetáculos com uma hora de antecedência na bilheteria. Serão distribuídos no máximo dois ingressos para cada pessoa.

Os espetáculos teatrais apresentados de terça (08/10) a sexta-feira (11/10) são voltados às escolas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...