quinta-feira, 10 de abril de 2014

UPA de Registro começa a funcionar nesta sexta-feira, 11 de abril


 

 

Inauguração será às 19h. A partir do dia 11, os serviços de pronto atendimento serão transferidos do Pronto Socorro do Hospital São João para a UPA.

 
Com a estrutura preparada para atender a população, a Prefeitura de Registro inaugura os serviços da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas nesta sexta-feira, 11 de abril. A solenidade de inauguração será realizada às 19 horas pelo prefeito Gilson Fantin. “Colocar a UPA em funcionamento sempre foi nosso objetivo. A expectativa era muito grande, mas não podíamos ser irresponsáveis a ponto de abrir um serviço sem condições de atendimento”, ressalta o prefeito.

 
“O apoio do deputado Samuel Moreira e do Governo do Estado de São Paulo foi fundamental. A Secretaria Estadual de Saúde liberou quase R$ 1 milhão para a compra de equipamentos e materiais permanentes”, acrescenta Gilson Fantin. Quando a atual administração assumiu, o prédio da UPA não tinha ligação de água, redes de oxigênio e ar comprimido ligadas na central de gases, gerador e projeto para ligação de energia elétrica, cobertura para ambulâncias, além de detalhes de acabamento que faltavam ser feitos. Paralelamente ao término da obra, entregue oficialmente pela empresa em setembro do ano passado, o prefeito passou a buscar recursos para a aquisição dos equipamentos necessários.

 
Além da estrutura física, havia a questão dos funcionários. Desde o início do projeto da UPA, sabia-se que o Pronto Socorro do Hospital São João passaria a funcionar de forma referenciada – ou seja, vai atender somente os casos de emergência encaminhados dentro de um processo de regulação. Isso porque os serviços de pronto atendimento serão transferidos para a UPA. Ao invés de demitir funcionários do Pronto Socorro, o prefeito Gilson preferiu remanejar esses profissionais para atuarem na UPA, que também será gerenciada pela Apamir (Associação de Proteção e Amparo à Maternidade de Registro).

 
“Outras questões precisaram ser equacionadas para que a UPA tivesse condições de atendimento. Apesar de funcionar 24 horas por dia, a Unidade foi construída sem estrutura de cozinha industrial para preparar refeições para funcionários e pacientes e também não possui lavanderia”, explica o secretário municipal de Saúde, João Sakô. Segundo ele, a Prefeitura também iniciou já no ano passado o trabalho de reestruturação dos serviços nos postos de Saúde, para que a UPA não fique sobrecarregada com casos que não são de pronto atendimento.

 
As unidades de PSF implantaram o acolhimento com classificação de risco da atenção básica. A reestruturação do serviço foi feita de forma gradativa, após a realização de reuniões com as comunidades. Com a mudança, 100% da população que chega aos PSF’s são acolhidos, ou seja, todo paciente que chega na unidade passa por uma triagem, onde o profissional de saúde avalia se o morador precisa ser atendido no mesmo dia ou se irá marcar consulta. A partir deste ano, o acolhimento também foi implantado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 
A UPA de Registro é classificada como porte 1 pelo Ministério da Saúde e tem capacidade para realizar até 150 atendimentos por dia. A Unidade funcionará 24 horas para atender os casos de urgência e pronto atendimento, com 3 médicos durante o dia e 2 médicos durante a noite.

 
O QUE É A UPA 24H?

A UPA é a Unidade de Pronto Atendimento e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A Unidade atende casos de urgência e emergência e, em Registro, é composta por 10 leitos de observação, sendo 3 leitos pediátricos e 7 adultos, além de 2 leitos de emergência.

 
Trata-se de uma estrutura de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, PSFs (Atenção Básica) e a Rede Hospitalar. A UPA está preparada para resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão alta (hipertensão), febre alta, fraturas, cortes, infarto agudo do miocárdio (IAM) e derrame (AVC).

 
Com a abertura da UPA, o Pronto Socorro do Hospital São João vai atender somente os casos referenciados, ou seja, encaminhados dentro de um processo de regulação, como vítimas de acidentes, por exemplo.

 
             QUAIS OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS?

A UPA oferece estrutura simplificada com raio-X, eletrocardiograma, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chega à Unidade, os médicos prestam atendimento, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...