A Secretaria de Cultura da
Prefeitura Municipal de Registro e o Museu da Imagem e do Som – MIS oferecerão
gratuitamente a oficina “Uma vida muito animada: experimentando animação
stopmotion no computador”. A iniciativa faz parte do Programa Ponto Mis e
acontecerá no dia 14 de junho, das 13h às 17h, na ETEC – Centro Paula Souza
(Rua Miguel Aby-Azar, nº 135 – Centro – Dependências do KKKK). As inscrições
podem ser realizadas pelo telefone 3822-4492. São 30 vagas disponíveis e podem
se inscrever pessoas maiores de 8 anos.
A oficina tem como
objetivo resumir a história da animação cinematográfica no Brasil, mostrando a
evolução técnica nas quatro décadas que precederam o “boom” da Computação
Gráfica, contado através da vida de um criador, produtor e diretor do cinema de
animação brasileiro. Os participantes terão oportunidade de experimentar
algumas técnicas de animação e utilizar softwares gratuitos para produzir suas
próprias animações.
OFICINEIROS:
GILBERTO CASERTA
Gilberto Caserta é
sorocabano, nascido em 21 de novembro de 1960. Publicitário, formado em 1981
pela ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP. Artista em
computação gráfica desde 1984, criando e produzindo imagens estáticas e
animadas para as áreas de publicidade, editorial e de entretenimento.
É consultor para
implantação de ambientes de aprendizado em arte e tecnologia; introdutor de
técnicas digitais na produção de desenho animado para produtoras do mercado.
Atua na criação e produção de vinhetas, comerciais, vídeos empresariais,
desenhos animados, projetos de identidade visual e produtos multimídia.
Há 15 anos se diverte em
oficinas de animação para várias entidades como Sesc, Museu Lasar Segal, Cidade
Escola Aprendiz, Cinemateca Brasileira, entre outros. É professor na Uniso –
Universidade de Sorocaba e Unip.
JOAQUIM 3 RIOS
Joaquim 3 Rios é animador,
diretor de animação e produtor cinematográfico, nascido em São Paulo, em 14 de
Fevereiro de 1934, iniciou sua carreira em 1961, na Leo Pastro Produções, onde
animou diversos filmes, entre os quais se destacam: Abertura do Programa “Papai
sabe tudo” e os comerciais ”Varig Carta de Amor” e “ESSO Bossa Nova”.
Em 1963 passou a atuar
como free-lancer fazendo desenhos animados publicitários para as principais
produtoras cinematográficas brasileiras da época. Na década de 70, com a Blimp
Filmes, criou, dirigiu e animou, um sem número de comerciais e as vinhetas, aberturas
e chamadas, que compunham o visual gráfico da Rede Globo, entre as quais,
aberturas de programas como “Jornal Nacional” (3 versões diferentes entre 1972
e 1977), “Globo Cor Especial” (1972), ”A Grande Família” (1972), “Domingo
Maior” (1973), “Os Trapalhões” (1976), “8 ou 800” (1977), abertura da novela “A
Corrida do Ouro” (1972), diversas vinhetas de intervalo e de passagem (entre
1969 e 1978) e filmes para campanhas educativas como, “Ler e Viver” (1974) e o
“Bip de Intervalo (pré plim- plim)” (1972), merecem citação especial.
Em 1974 fundou a própria
produtora e, até 1986, continuou a produzir as vinhetas da Rede Globo, que já
obedeciam ao novo padrão, criado por Hans Donner, como por exemplo: “Sessão da
Tarde” (1979), “Primeira Exibição” (1979), “TV Mulher” (1980), “Vale a Pena Ver
de Novo” (1981), “Cassino do Chacrinha” (1982) e “SP 2000” (1983).
Criou, produziu, dirigiu e
animou cerca de mil filmes curtos, entre comerciais, institucionais, educativos
e de entretenimento, sempre usando técnica cinematográfica, assim como títulos
de diversos documentários e filmes de longa e curta metragem para o cinema e a
televisão. Pesquisou e desenvolveu várias técnicas de trucagem, efeitos
especiais, animação gráfica e filmes com bonecos.
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