segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A HISTÓRIA DE UMA PIONEIRA E DE UM NAVIO


Por feliz coincidência, chegaram-me às mãos, neste início de novembro, por um lado, o número 29, da MIT Revista, que traz uma notícia sobre o lendário navio Kasato-Maru, acompanhado por uma notícia sobre a “última remanescente” dos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil, Tomi Nakagawa, e, por outro lado, um substancioso artigo de Roberto Fortes (Tribuna de Iguape, n.154) sobre o centenário da Colônia Katsura, dos japoneses que se instalaram no Bairro Jipovura, município de Iguape, às margens do rio Ribeira. Como informa Roberto Fortes, o Kasato-Maru foi o navio que “No dia 18 de junho de 1908, aportava em Santos, trazendo a bordo 781 japoneses”.

Tomi Nakagawa, que completou 100 anos no dia 6 de outubro de 2006, tinha 1 ano e 8 meses, no dia 28 de abril de 1908, quando embarcou no Kasato-Maru, no porto de Kobe, no Japão. Uma vez no Brasil, como a maioria de seus conterrâneos, assim que atingiu a adolescência, começou a trabalhar duramente nas fazendas de café, no interior de São Paulo. Ela morreu dormindo, no dia 11 de outubro de 2006, logo depois de festejar seu centenário. Como relata a MIT Revista, durante sua vida, ela “teve 4 filhas, 2 filhos e mais de 60 descendentes, entre netos, bisnetos e tataranetos”.

Vejamos o relato da curiosa história do Kasato Maru (segundo a MIT Revista):


“Curiosa a história de vida do Kasato-Maru. O vapor que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil nasceu no estaleiro britânico Wigham Richardson e foi planejado pela armadora Pacific Steam Navigator Company, em 1899. Ao ser lançado ao mar, em 1900, recebeu o nome de Potosí, mas antes mesmo de navegar foi comprado pelos russos – que preferiram rebatizar o navio com a alcunha de Kazan. Modificações estruturais transformaram o Kazan em transporte de tropas e, em setembro de 1900, ele partiu de Newcastle para Odessa. Levado para compor a frota do extremo oriente, o Kazan teve vida curta na mão dos russos: foi afundado pelos japoneses no ataque a Porto Arthur, durante a Guerra Russo-Japonesa (1904-1905). O Japão recuperou o vapor das profundezas e, em 1908, já com o nome de Kasato-Maru, passou às mãos da Companhia Kakoku, que enviou Tomi e outros 780 pioneiros para Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...