terça-feira, 3 de junho de 2014

Obras de três túneis na duplicação da Serra do Cafezal estão em andamento


 

 

Atualmente, a Autopista Régis Bittencourt trabalha em um trecho de 11 quilômetros, em dois segmentos, no município de Miracatu. O trecho de 6,5 quilômetros iniciados no ano passado, com as obras de nove viadutos, será entregue dentro de 90 dias. O novo trecho de obras iniciado pela Concessionária em fevereiro deste ano, ao longo de 4,5 quilômetros, possui três túneis e cinco viadutos e tem entrega prevista para setembro de 2015. Cerca de 1.000 trabalhadores atuam nesta fase. O trecho restante em pista simples, de 8 quilômetros, receberá obras na sequência, com contratações por lotes, como tem sido realizado até o momento.

 

Ao todo, são 12 frentes de trabalho entre o km 344 (Posto da Polícia Rodoviária Federal) até o km 348 (Posto Graal – Japonês); e entre o km 357 ao km 363, próximo ao Bairro Santa Rita. O segmento onde serão construídos os três túneis é considerado um dos mais críticos da Serra do Cafezal, com curvas sinuosas e topografia gravemente acidentada. Estas são as obras de maior porte da duplicação, que irão contribuir diretamente para a melhoria do tráfego e para a segurança na rodovia. Na altura do km 357 está o túnel de maior extensão projetado para as obras, com aproximadamente 800 metros de comprimento, e os outros dois túneis serão implantados no km 360 e no km 361, que juntos somam quase 600 metros. Neste trecho, também estão os dois viadutos mais extensos que compõem as obras de duplicação – juntos somam 1.200 metros de comprimento.

 

Além da movimentação de terra em trechos intercalados de terraplenagem, para a abertura de caminhos para a nova pista, os operários trabalham nas áreas de emboque e desemboque dos túneis e também na fundação dos viadutos. Nos outros trechos que estão com obras mais avançadas, além da construção dos viadutos, também ocorrem serviços de drenagem profunda (bueiros e galerias) e revestimentos vegetais de taludes de cortes e aterros (encostas). Cinco viadutos já estão em fase conclusiva e outros quatro estão prestes a receber pavimentação.

 

O projeto de engenharia foi concebido para que todas as atividades fossem desenvolvidas na projeção da própria obra e da lateral da pista existente, o máximo possível. “As obras não provocam congestionamento no trecho da Serra, na pista simples. Porém, o tráfego intenso e as retenções diárias dificultam, muitas vezes, o andamento das obras que precisam receber materiais e equipes”, explica o diretor superintendente da Autopista Régis Bittencourt, Eneo Palazzi. Somente em casos excepcionais, as obras dependerão de intervenção no tráfego e, nesses casos, contarão com a participação da Polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança dos usuários.

 

Andamento

A duplicação da Serra do Cafezal é a obra mais importante do contrato de concessão firmado entre a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelo fato de o trecho ser o único em pista simples da rodovia. A extensão total da duplicação é de 30 quilômetros, começando no km 336,7 (Juquitiba) e terminando no km 367 (Miracatu) da rodovia Régis Bittencourt. Destes 30 quilômetros, 11 foram duplicados e estão em operação. São 35 pontes e viadutos e quatro túneis projetados para minimizar o impacto ao meio ambiente. A conclusão total da duplicação da Serra do Cafezal está prevista para fevereiro de 2017.

Um comentário:

  1. Caro amigo

    Trafego por esta rodovia desde a sua inauguração pelo JK.

    Ia para Itanhaém, onde meu pai teve casa por 50 anos, algumas vezes pela BR116 e presenciei grandes tragédias, quer como passageiro ou como motorista, após tirar carteira.

    Depois indo para o Vale d Ribeira e atualmente, também para o sul do país.

    É lamentável o que se constata.

    Passar mais de 50 anos para se resolver um problema sério. Muito sério. Morreram prefeitos, deputados e muitos anonimos ...

    A Regis Bitencout é o exemplo vivo de como São Paulo não tem prestigio perante o gov. Federal desde que o caudilho Vargas tomou o poder promoveu reviravolta que nunca mais consertou.

    Grande abraço e vamos aguardar.

    Roberto

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