quinta-feira, 18 de abril de 2013

SAÚDE REESTRUTURA SISTEMA DE ATENDIMENTO DO 192, EM REGISTRO




             A Secretaria Municipal de Saúde de Registro está reestruturando o sistema de atendimento do serviço de urgência e emergência 192. A partir de agora, toda a regulação dos pacientes que precisam de ambulância passa somente pelo192. O telefone 3821-6010 não atende mais pedidos de emergência, como era feito antes. Este número deverá atender exclusivamente pacientes pré-agendados para consultas e exames em outros municípios.
            “O atendimento a casos de emergência em ambulância será feito apenas pela Central 192”, afirmou o Diretor do Departamento Técnico da Rede de Saúde, Renato Querubim Andrades. Segundo ele, a mudança foi feita para organizar melhor os serviços de agendamento e atendimento a emergências. Como a Central 192 trabalha com duas ambulâncias equipadas para atendimento clínico e outra usada somente para o transporte, é necessário que a pessoa que solicitar o serviço passe algumas informações importantes. “Os chamados para o 192 são atendidos por um técnico de enfermagem, preparado para situações de emergência. O atendimento começa já durante a ligação, pois dependendo do estado do paciente, a própria pessoa que telefonou pode iniciar os primeiros socorros de acordo com as orientações, e ajudar a salvar uma vida”, explicou o enfermeiro responsável pela Central 192, Marco Aurélio Negri.
              Quem telefona para o 192 deve informar nome e endereço da vítima, inclusive com ponto de referência para facilitar a localização. Além disso, é preciso esclarecer quais os sintomas do paciente com o máximo de detalhes. “É comum as pessoas dizerem apenas que tem alguém passando mal que precisa de ambulância. Mas precisamos saber não só qual ambulância enviar, mas o real estado do paciente, que pode necessitar de um atendimento imediato. Esses detalhes são fundamentais para agilizar o atendimento pela equipe no Pronto Socorro”.
            Além de três veículos, a Central 192 conta com quatro equipes que se revezam nos plantões – o serviço funciona 24 horas. O 192 realiza em média 700 atendimentos por mês. Os principais casos são de ginecologia e obstetrícia – mulheres em trabalho de parto -, atendimento clínico, acidentes automobilísticos, quedas e problemas psiquiátricos.
Serviço:
Ligue 192: para casos de urgência e emergência que precisam de ambulância.
Ligue 3821-6010: exclusivo para pacientes pré-agendados para consultas e exames em outros municípios.

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